quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

JOACIL DE BRITO PEREIRA





Joacil de Brito Pereira (Caicó13 de fevereiro de 1923 - João Pessoa29 de agosto de 2012) foi um advogado, professor, pecuarista e político brasileiro
Filho de Francisco Clementino Pereira e Isabel de Brito Pereira, mudou-se juntamente com os pais para João Pessoa após a Revolução de 1930. Fez os primeiros estudos em colégios da capital paraibana e em Garanhuns, no estado de Pernambuco, antes de interrompê-los para servir ao Exército entre 1942 e 1944. Na Assembleia Legislativa da Paraíba, trabalhou como redator de anais e debates, e bacharelou-se em Direito na Universidade Federal de Pernambuco em 1950. Em 1952 fundou a Escola de Engenharia da Paraíba, posteriormente incorporada à UFPB.
Sua estreia em eleições iniciou-se em 1958, quando foi eleito deputado estadual pela UDN, em coligação com o Partido Libertador. Reeleito em 1962, Joacil Pereira migrou para a ARENA em 1965 após a promulgação do Ato Institucional Número Dois, que eliminaria os demais partidos políticos e instituiu o bipartidarismo. Nas eleições de 1966, tentou uma vaga na Câmara dos Deputados, mas não teve sucesso e deixou a carreira política.
Nomeado secretário do Interior e Justiça no governo de Ivan Bichara, em 1975, exerceu o cargo até 1977 e no ano seguinte aposentou-se como professor universitário. Ainda em 1978, retornou à política ao disputar a eleição estadual para deputado federal, sendo o quarto mais votado (50.164 votos). Em 1979, filia-se ao PDS logo após a reformulação partidária. Na eleição de 1982, obteve a terceira maior votação para deputado federal (70.262 sufrágios) - desde 1981, Joacil foi o líder da bancada pedessista na Câmara. Em 1984, votou contra a emenda proposta pelo deputado Dante de Oliveira que restabeleceria as eleições diretas para a Presidência da República.
Um racha no PDS fez com que o deputado se filiasse ao recém-criado PFL (atual Democratas). Em abril de 1986, se licenciou do mandato, que foi ocupado pelo suplente Juracy Palhano, reassumindo-o em agosto do mesmo ano. Tentou se reeleger para um terceiro mandato nas eleições realizadas em novembro, porém não conseguiu, embora tivesse obtido 26.062 votos. Desde então, afastou-se da política e passou a dedicar-se aos trabalhos como professor e advogado criminalista em Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte (seu estado natal).
Em 2009, lançou o livro "Temas de Direito e Ciências Afins", último dos 9 livros que publicou. Era casado com Neli Santiago Pereira, com quem teve 8 filhos.
Faleceu em João Pessoa, em 29 de agosto de 2012, aos 90 anos de idade

FONTE - WIKIPÉDIA

JOACIL DE BRITTO PEREIRA


Nasce em Caicó, nascido no dia 31 de fevereiro de 1923. Joacil de Britto Pereira. Jornalista, historiador, biógrafo, memorialista e ensaísta. Entre as várias funções públicas exercidas, destacam-se: Secretário do conselho penitenciário, relator de anais e debates da Assembléia Legislativa, secretário de governo e chefe da casa civil no governo Flávio Ribeiro, secretário do interior e justiça, no governo Ivan Bichara e secretário de segurança interinamente. Na vida política paraibana, elegeu-se deputado estadual em duas legislaturas (1959-1967), pela UDN e deputado federal, pela ARENA (1979/1983), sendo reeleito para o mandato de (1983/1986). Na Câmara dos Deputados integrou importantes Comissões (Constituição, Legislação e Justiça, de que foi Vice-Presidente; de Redação Final de Leis, e de Relações Exteriores). Integrou o Colégio de Vice-Líderes do Governo João Batista Figueiredo, com apreciada atuação no Plenário. Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, exerceu sua presidência por dois mandatos. Membro e ex-presidente da Academia Paraibana de Letras, pertence ainda ao Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica, à Associação Paraibana de Imprensa, à Academia Campinense de Letras, à Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas, da Academia Brasileira de Letras Jurídicas, da Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro – Núcleo da Paraíba e da União Brasileira de Escritores – UBE/PB, sendo presidente fundador das duais últimas. Sócio Correspondente do IHG/RN e da Academia de Letras de Pernambuco. Ex-membro do Conselho Estadual de Cultura, é sócio honorário da Academia Paraibana de Filosofia e sócio de honra da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras. Em sua extensa bibliografia, destacam os seguintes livros: O Homem Público Afonso Campos; Idealismo e Realismo na obra de Maquiavel (prêmio nacional do V Centenário de Maquiavel); Uma Vocação Política, De Mestre-Escola a Presidente; Um Título de Cidadão; O Voto Distrital; A Pena de Morte; Argemiro de Figueiredo – a oratória do seu tempo; José Américo de Almeida – a Saga de Uma VidaA Vida e o Tempo (memórias, em 3 volumes), Joaquim Nabuco, o Libertador de uma Raça; Maurílio de Almeida- Uma Figura Encantadora e Vivaz; Elogio a Gama e Mello; Solon de Lucena – o Legislador e o Estadista; Horácio de Almeida: as Rotas do seu Destino; Flóscolo, um Filósofo do Direito; Severino de Albuquerque Lucena; Ruy Barbosa.; Ascendino Leite; Humberto Lucena; Odon Bezerra Cavalcanti – Homem de Lutas e de Letras; Ascendino Leite – escritor existencial e Convívio Literário de Ascendino Leite.
FONTE – CONSTRUINDO A HISTÓRIA

Quem sou eu

Minha foto
AMO A NOSSA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR. PRESTO UMA HOMENAGEM AO MEU AMIGO LUIZ FELIPE, APODI, RIO GRANDE DO NORTE, COLOCANDO SEU NOME NESTE BLOG